Você sabe qual é o passo a passo para começar a evidenciar a sua conformidade legal no CAL 4.0?
Preparamos este artigo para te ensinar o que deve fazer para evidenciar as obrigações aplicáveis ao seu empreendimento e como funciona a inserção das informações nestes requisitos.
Inicialmente, no momento de licenciamento do seu CAL, você deverá preencher o Formulário de Hipótese de Incidência. Através dele, você indica quais atividades você realiza e nós listaremos todas as obrigações aplicáveis a ela, com base em suas respostas. Se você quiser entender mais sobre o FHI, basta clicar aqui!
Depois de identificadas, as obrigações serão listadas na aba “Requisito de CAL”. Esta é a sua principal área de trabalho. É nela que você, de fato, deverá inserir as informações referentes ao atendimento das obrigações aplicáveis às suas atividades.
OBS: depois que nós listarmos as obrigações aplicáveis a você, o cadastro de áreas e a inserção de evidências é feita por você! 🙂
O primeiro passo para preencher as suas obrigações, é identificar qual é a área responsável pela gestão daquela obrigação. Todas as obrigações devem possuir uma área responsável pelo seu evidenciamento e, só assim, o campo para seu preenchimento será disponibilizado. É importante que faça a destinação correta das áreas para que os requisitos estejam distribuídos de acordo com as atribuições das áreas da sua empresa e para que você possa acompanhar a evolução da sua gestão de maneira fiel. Além de poder acompanhar a evolução de cada área específica!
Para isso, você deverá identificar os requisitos que ainda não possuem área responsável, ou aqueles que quer destinar a uma área específica, ou requisitos específicos, ou mesmo aqueles que já possuem área responsável, mas você deseja que outra área seja inserida.
Na etapa de identificação dos requisitos, você poderá utilizar os filtros disponíveis na área de pesquisa. Se quiser aprender mais sobre a filtragem na tela de Requisitos de CAL, clique aqui!
Um filtro que pode te ajudar muito a otimizar a busca, é o “Recuperar apenas requisitos sem área responsável”. Com ele, ao selecionar “Sim”, serão reportados todos aqueles que ainda não possuem uma área responsável.
Depois de identificar os requisitos, você deverá:
Depois disso, os campos para evidenciamento do RL estarão disponíveis. Portanto, para evidenciá-lo, você deverá:
Depois de seguir todos os passos acima, para que você possa indicar o atendimento ou o não atendimento a uma obrigação, você poderá:
Você poderá, também, automaticamente criar um plano de ação. Para isso:
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Espero que agora fique ainda mais fácil evidenciar as suas obrigações e que a sua gestão fique cada vez mais fiel e completa!
-Escrito por Júlia Balsamão
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