Como funciona o mapa de áreas no CAL 4.0?

Você sabe o que é o mapa de áreas? Como ele funciona? Quais são os tipos de áreas existentes? Como utilizá-lo corretamente? O mapa de áreas é o organograma onde [...]

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Como funciona o mapa de áreas no CAL 4.0?

Você sabe o que é o mapa de áreas? Como ele funciona? Quais são os tipos de áreas existentes? Como utilizá-lo corretamente? O mapa de áreas é o organograma onde

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Você sabe o que é o mapa de áreas? Como ele funciona? Quais são os tipos de áreas existentes? Como utilizá-lo corretamente?

O mapa de áreas é o organograma onde as suas áreas estarão dispostas. Nele, você também fará uma distinção conforme a sua realidade.

Sabendo como utilizá-lo e interpretá-lo, será mais fácil criar as áreas, entender cada uma delas e diferenciá-las dentro do mapa, para que se encaixem cada vez mais aos seus processos internos.

Quais são os tipos de áreas existentes?

 

Antes de te explicar quais são os tipos de áreas, é importante frisar que a diferença só existirá, caso contrate mais de um CAL.

Caso tenha apenas uma unidade no sistema, não haverá distinção entre os tipos de área no seu sistema.

Sendo assim, para aqueles que contratam mais de um CAL…

Ao cadastrar uma área, você poderá se deparar com dois tipos de áreas:

  • Áreas corporativas:

As áreas corporativas podem ser cadastradas em qualquer CAL vinculado à sua empresa.

São referentes às estruturas de gestão corporativa do cliente, estão ligadas à coordenação central de empresas do mesmo grupo.

Normalmente, têm a função de padronizar ou dar suporte a processos aplicáveis a todos os empreendimentos ou unidades do grupo empresarial.

Ou seja, são áreas comuns a todos os empreendimentos e, por isso, fazem parte da gestão de todos eles. Podendo ser vinculadas a requisitos de quaisquer unidades ou empreendimentos.

  • Áreas por empreendimento:

As áreas por empreendimento, dizem respeito a apenas um empreendimento do grupo e serão vinculadas, no mapa, especificamente a ele. 

São as presentes na estrutura operacional de cada unidade, somente podendo ser vinculadas a requisitos aplicáveis ao empreendimento a que pertencem.

Ou seja, a área foi criada para fazer parte apenas da gestão de uma das unidades/um dos CALs. Assim, ela só poderá ser vinculada aos requisitos, usuários, ações e etc, que estiverem vinculados ao CAL a que pertence.

 

Como funciona a divisão das áreas no mapa?

Tendo em vista os tipos de áreas existentes, no mapa, elas serão distribuídas em dois organogramas distintos: o de áreas por empreendimento e áreas corporativas.

Cada organograma será divido em:

  • Área pai: é uma área principal, que, em diversos casos, pode ser subdividida em uma ou diversas outras áreas
  • Área filha: é uma subdivisão da área pai, está atrelada a ela. São um subgrupo dentro das áreas “pai”.

No caso do organograma das áreas por empreendimento, também identificaremos, além das áreas pais e filhas, outra subdivisão:

  • Empreendimento: é o empreendimento ao qual a área estará atrelada. Todas as áreas devem possuir um empreendimento pré-definido.

Ou seja, no caso do organograma das áreas por empreendimento, você deverá selecionar a qual unidade esta área estará disponível para vinculação nos requisitos. Ela será passível de vinculação apenas no CAL do empreendimento selecionado.

 

Assim, quando quiser, por exemplo, criar uma área por empreendimento, você deverá considerar:

  1. A qual empreendimento a minha área deve estar atrelada? Por qual empreendimento ela responderá aos requisitos?
  2. A minha área será uma área “Pai” e terá suas subdivisões, eventualmente? Ou será uma área “filha”, sendo subdivisão de uma outra área?
  3. Se ela for a subdivisão de outra área, defina sua área pai do empreendimento desejado!

Na estruturação de áreas, é possível transferir áreas corporativas para áreas de empreendimento e vice-versa.

Para isso, clique em “Editar”, selecione a área desejada e clique nas setas que estão entre os campos. E, ao final, clique em “Salvar”:

Espero ter te ajudado a interpretar o funcionamento do mapa de áreas. Agora, entendendo como funciona o esquema e os tipos de áreas, podemos avançar e aprendermos a criá-las corretamente. Não perca nosso próximo artigo, em que ensinaremos o passo a passo!

Caso você não tenha acompanhado nosso primeiro post sobre a importância das áreas no Sistema CAL, não deixe de conferir!

 

 

-Escrito por Júlia Balsamão

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Bacharela em Direito, com experiência nas áreas de Sucesso do Cliente, Marketing e Comunicação Corporativa. Atualmente faz parte do time responsável pela gestão das grandes contas da Ius. Segue sempre com o objetivo de simplificar a conformidade legal, democratizar o acesso às informações do ramo, garantir o alcance dos objetivos dos clientes e criar estratégias de sucesso.

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