Neste artigo, discorreremos sobre a migração do CAL Legado para o Sistema CAL 4.0!
Inicialmente, esclarece-se que o Cal 4.0® é um novo software da Ius Natura, não uma atualização do antigo sistema.
Após a automação da migração, realizada pela Ius Natura, do antigo software para o CAL 4.0, os perfis de acesso dos usuários já existentes no CAL 2.0 serão compatíveis com os poderes que tinham.
Um usuário Nível 1, por exemplo, será migrado como Nível 1.
Contudo, há a possibilidade de alteração/edição em um perfil de acesso, bem como a criação de novos tipos de perfis, conferindo ao usuário uma maior liberdade para configurar as permissões de acesso, utilizando-se das permissões adequadas de acordo com as responsabilidades de cada colaborador da organização de vocês.
É importante ressaltar, ademais, que houve uma mudança de paradigma do CAL antigo para o novo: antes, o foco de análise era na norma legal, enquanto agora é no requisito (uma obrigação existente que se aplica à unidade, que pode estar ligada a várias áreas, de modo a evitar duplicidades em seu cumprimento e preenchimento).
As normas relacionadas e que originaram aquela obrigação estão listadas no próprio requisito legal.
Seguem, portanto, os primeiros passos das principais funcionalidades pós-migração e capacitação para o uso do CAL 4.0.
Assim que entrar no CAL com seu usuário e senha, aparecerá a tela principal, que indica, por meio de uma visão sistêmica, os dados dos status de atendimento dos Requisitos, Planos de Ação e Verificações de Conformidade Legal.
Isso permite que o usuário corporativo veja estes dados de todos os CALs. Caso prefira visualizar somente o CAL de uma filial, por exemplo, há a opção de clicar no funil do canto superior esquerdo da tela e, em seguida, em “Filtrar Contexto de Trabalho”.
É interessante, portanto, que você verifique se o seu usuário tem acesso a mais de um CAL.
É possível, ainda, que você filtre, no canto superior direito da tela, se deseja visualizar Todos os Requisitos ou apenas os Meus Requisitos, que indicam os status de atendimento dos Requisitos, Planos de Ação e VCLs dos CALs pelos quais você é diretamente responsável por gerir, de acordo com suas permissões de acesso.
É possível também visualizar os dados do dashboard filtrando por requisitos legais e por outros requisitos, separadamente.
Em Meus Requisitos Consolidados, você pode visualizar, por meio de gráficos, os status de atendimento dos Requisitos (Atendido, Não Atendido, Não Aplicável, Não Avaliado) dos últimos seis meses.
Também é possível fazer o acompanhamento da atualização mensal do sistema através do Dashboard, assim como visualizar avisos cadastrados pelo cliente ou Ius Natura.
As áreas podem ser cadastradas ou alteradas no menu Dados Cadastrais/Área, podendo ser corporativas ou do empreendimento.
Para realizar alterações em áreas, clique no botão editar, e proceda conforme operação desejada, observando os ícones listados.
IMPORTANTE: para salvar as alterações realizadas nas áreas, clique no botão “Salvar” ao final da edição; caso contrário, as alterações serão perdidas.
ATENÇÃO: Toda área responsável por evidenciar atendimento a requisitos no CAL 4.0 precisa ter um usuário ponto focal associado; caso contrário, ela não será exibida como opção para associação a requisitos como área responsável, na tela de Requisitos de CAL. É possível também associar ponto focal da área responsável na tela de cadastro/edição de usuário.
Nesta interface, ao clicar em “Requisito de CAL”, aparecerá um filtro de pesquisa dos requisitos existentes na Unidade. Você poderá filtrar, a princípio, por empreendimento, CAL e status de resposta do requisito (Atendido, Não atendido, Não aplicável ou Não avaliado).
É possível também selecionar o(s) filtro(s) de seu interesse na caixa em branco ao final do filtro de pesquisa, clicando nele(s) e no símbolo + ao lado.
Há várias possibilidades de filtros no CAL 4.0, os quais, inclusive, podem ser combinados e favoritados no filtro de pesquisa, clicando no símbolo ★ ao lado, para que sejam salvos na tela.
Cada usuário pode personalizar sua experiência no sistema, conforme suas preferências.
Destacaremos, a seguir, os principais filtros existentes.
Destacaremos, a seguir, os principais comandos para responder os requisitos.
Primeiramente, para responder um requisito, é necessário antes de associar pelo menos uma área responsável pelo mesmo e expandir o requisito clicando-se na seta correspondente.
No campo do requisito correspondente à resposta da área responsável, você pode evidenciar seu cumprimento clicando no lápis, e anexar documentos que o evidenciem, se julgar necessário.
Caso queira criar um Plano de Ação, vá no campo do requisito correspondente à resposta da área responsável, e clique no símbolo + Novo Plano de Ação.
O Plano de Ação poderá ser do tipo Corretivo, de Manutenção (para situações planejadas, mas que ensejarão uma não conformidade caso a ação não seja concluída no prazo, podendo ser recorrentes ou não), Preventivo (utilizado para boas práticas, melhorias e recomendações), ou ainda de Não Conformidade (este último, quando há contratação do módulo correspondente, e quando um Plano de Ação de correção não for suficiente para tratar um desvio relacionado a requisitos).
Todos estes deverão ter um prazo de atendimento, um usuário responsável pela sua execução, bem como o próprio texto do plano de ação. A associação de usuário responsável pela gestão do plano de ação é opcional.
Além disso, deve-se registrar no campo “Evidência” a data da VCL, que é a verificação periódica da conformidade de um item, de acordo com o prazo que a unidade definir, ou no ícone “lápis” disponível no campo “VCL”.
É de suma importância que o usuário saiba que o registro da data de VCL, que no CAL 2.0 era por norma, agora é por cada requisito.
IMPORTANTE: a máquina de status dos requisitos no CAL 4.0 funciona de forma diferente em relação ao CAL legado. Veja as regras:
Ainda na interface CAL, ao clicar em Plano de Ação, o usuário será redirecionado ao campo “Pesquisa de Plano de Ação”, para que possa visualizar/filtrar os Planos de Ação já criados.
Estas são as principais funcionalidades e ferramentas de utilização do CAL 4.0 pós-migração.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Ius Natura em nossos canais de comunicação (chat, e- mail e telefone).
Bom trabalho e conte conosco!
Entenda se o desligamento no SESMT configura ou não conformidade conforme a Norma Regulamentadora nº04…
Este artigo tem por objetivo esclarecer qual legislação deve ser seguida após a revogação da…
Entenda tudo sobre o correto enquadramento do SESMT conforme NR 04.
A Resolução CONABIO 09/24 traz novas metas para biodiversidade. Conheça quais são e como elas…
Crescimento significativo e gestão mais humanizada. Entenda como a liderança feminina está gerando impactos positivos…
Neste artigo falamos sobre o laudo de portabilidade da água e sua importância nas organizações…