Sempre que um usuário é cadastrado no Sistema, o seu perfil receberá permissões de acesso e avisos. Ou seja, será definido o que ele poderá acessar no CAL, quais alterações poderá realizar e quais serão os avisos que receberá em relação à gestão dos requisitos legais da empresa ou de sua unidade.
Por isso, preparamos um artigo para que você saiba o que significa cada uma dessas permissões e consiga adequar e limitar o acessos de todos aqueles que utilizam o sistema.
As Permissões e Avisos são duas importantes funcionalidades, que você deverá manusear sempre que quiser inserir alguém no sistema CAL. Isso porque, através delas, você poderá fazer com que o acesso às informações por parte de cada usuário, seja fiel às suas competências e à necessidade da empresa.
Este momento do cadastro é importante para a segurança das informações sobre a sua gestão de requisitos legais, para a correta destinação de responsabilidades e para que, cada um, possa se ater ao que realmente importa, ao que de fato deve saber, ser informado e deve realizar dentro da gestão como um todo.
Eles estão disponíveis na área das informações dos acessos. Veja:
Através das permissões, você poderá definir o que cada usuário poderá realizar dentro do sistema, o que poderá consultar e o que poderá alterar. Há grupos destinados a cada funcionalidade do CAL e todas elas são personalizáveis, possibilitando que você defina limites e poderes em relação à sua gestão.
Os avisos dizem respeito aos comunicados que serão enviados a cada usuário, em relação à gestão de requisitos legais.
Aqui, você define o que é importante que o usuário receba em seu e-mail e fique ainda mais atento ao que é de sua responsabilidade ou à gestão em geral.
Esta funcionalidade pode ser uma grande aliada para manter a gestão em dia, para não perder prazos, para o acompanhamento em tempo real de algumas alterações realizadas, para ter conhecimento sempre que algo for destinado à sua responsabilidade, ou quando houver alteração na legislação e etc.
Agora que você já sabe o que são as permissões, os avisos, a diferença entre eles e como são importantes, vou te mostrar e explicar sobre alguns dos principais avisos e algumas das principais permissões disponíveis no cadastro dos usuários do CAL 4.0.
Cada um dos itens da lista é um grupo de permissões.
O primeiro ponto importante sobre elas é que você deverá selecionar todas aquelas permissões que você deseja que aquele usuário tenha, no quadradinho ao lado de cada uma delas. Caso não queira que ele acesse a informação que a permissão faz referência, basta deixar o quadradinho em branco.
Vamos falar sobre algumas das principais permissões que são manuseadas e essenciais para a sua gestão?
Esta permissão diz respeito à possibilidade do usuário registrar, excluir, modificar as informações referentes à conformidade legal da organização/do empreendimento. Este é o principal grupo de permissões, já que elas se referem ao que o usuário realmente poderá fazer em relação ao evidenciamento da gestão.
Ela é dividida em:
Através desta permissão, defina se o usuário poderá acessar as alterações sofridas na legislação e informadas através das Cartas de Atualização. Assim, ele poderá ter acesso total às cartas, se todas as opções forem selecionadas. Ou poderá:
Aqui você deverá definir se aquele usuário poderá ou não acessar o banco de dados (1) da Ius Natura e/ou a listagem de normas que foi destinada como aplicável à organização ou ao empreendimento (2). E, em relação às normas aplicáveis, se ele poderá, além de consultá-las, geri-las e inserir informações (3).
Essas permissões dizem respeito à possibilidade daquele usuário acessar e realizar alterações nos outros cadastros do sistema, em relação aos perfis de acesso e, por fim, em relação às áreas cadastradas no mapa de áreas da organização.
Por isso, em relação aos cadastros de outros usuários, você deve definir se ele poderá:
Por último, em relação às áreas cadastradas (8), você deverá definir, primeiramente, se ele terá acesso às áreas corporativas, às áreas de empreendimentos, ou ambas.
Caso você não saiba a diferença entre elas, acesse o nosso artigo sobre o tema aqui!
Depois, defina se ele poderá apenas consultar a listagem das áreas cadastradas (leitura), ou se poderá fazer edições no mapa (controle total), incluindo, excluindo ou editando as áreas.
Estas permissões dizem respeito à possibilidade que o usuário terá de emitir gráficos em relação ao andamento da gestão: do atendimento às obrigações e às normas e das ações que foram cadastradas.
Por isso, caso queira que o usuário tenha a possibilidade de emitir relatórios:
Ao habilitar este aviso, o usuário receberá um e-mail, diariamente, com dados em relação à inclusão da(s) área(s) a qual pertence, em uma obrigação, como “Área que incide”. Ou seja, será comunicado quando a área em que ele está cadastrado, for vinculada a um requisito no dia anterior, como “área que incide” (aquela obrigação incide sobre a sua área, ainda que ela não seja a responsável pelo cumprimento).
Sendo assim, serão informadas:
Isto para que ele tenha ciência diária daquilo que foi direcionado à área a qual ele pertence ou responde e mantenha a sua conformidade.
Este aviso pode auxiliar bastante no acompanhamento das obrigações direcionadas às áreas e, assim, manter a gestão completa e fiel em relação às competências de cada uma delas.
Ao habilitar este aviso, o usuário receberá um e-mail, diariamente, com dados em relação à inclusão da(s) área(s) a qual pertence, em uma obrigação, como “Área responsável”. Ou seja, será comunicado quando a área em que ele está cadastrado, for vinculada a um requisito no dia anterior, como sendo a área responsável pelo atendimento e evidenciamento daquela obrigação.
Sendo assim, serão informadas:
Isto para que ele tenha ciência diária de todas as obrigações que foram direcionadas à área a qual faz parte ou responde, sendo ela designada como responsável pela conformidade da obrigação em questão.
Este aviso pode auxiliar bastante no acompanhamento das obrigações direcionadas às áreas e, assim, manter a gestão completa e fiel em relação às competências de cada uma delas.
Ao habilitar um destes avisos, o usuário receberá em seu e-mail, diariamente ou semanalmente (a depender daquele que foi selecionado), um comunicado em relação aos planos de ação que foram cadastrados sob sua responsabilidade e o status de cada um deles, indicando, inclusive, o prazo de validade deles. Assim, poderá acompanhá-los e gerí-los constantemente, não perderá prazos e saberá exatamente as medidas que deverá adotar.
Ao habilitar este aviso, o usuário receberá um e-mail semanalmente, com os dados referentes aos que foram cadastrados sob sua responsabilidade, com a indicação:
Dessa forma, será possível acompanhar o andamento dos planos de ação sob sua responsabilidade, quantificá-los, geri-los e organizar-se quanto aos prazos de vencimento.
Ao habilitar este aviso, o usuário receberá um e-mail semanalmente, com os dados referentes a todos os planos de ações que foram cadastrados no sistema (não só aqueles sob sua responsabilidade), com a indicação:
Dessa forma, será possível acompanhar o andamento dos planos de ação da sua organização, quantificá-los, geri-los e organizar-se quanto aos prazos de vencimento.
Ao habilitar este aviso, o usuário receberá um e-mail mensal, com o relatório que é gerado no dashboard, em relação ao andamento da gestão dos requisitos legais no último semestre. Isso facilitará o acompanhamento dos avanços no evidenciado, a identificar gaps em tempo hábil e a acompanhar a sua conformidade legal periodicamente.
A VCL é a data de Verificação da Conformidade Legal, ou seja, a data em que um requisito foi analisado e evidenciado. Ao utilizar o CAL, será estipulado um prazo de reanálise das obrigações e das informações inseridas.
Tal análise é essencial para que o seu gerenciamento esteja sempre atualizado e as informações, dados e documentos não estejam obsoletos. Além disso, esta é uma das exigências feitas por normas certificadoras e em auditores.
Sabendo disso, ao habilitar este aviso, o usuário receberá um e-mail mensal, com dados em relação ao prazo de VCL das obrigações, de cada CAL separadamente (caso você tenha mais de um).
Ou seja, receberá dados sobre a quantidade de obrigações que estão com o prazo de VCL vencido e as que não possuem data informada. Além disso, aquelas que estiverem próximas do vencimento, serão separadas por prazo de vencimento (ou nos próximos 30 dias, ou entre 31 e 60 dias, ou entre 61 e 90 dias).
Ao selecionar a opção “VCL (Geral)”, o usuário receberá os dados referentes a todos os requisitos listados no CAL. Selecionando a opção “VCL (minhas áreas)”, ele receberá os dados de VCL referentes apenas às obrigações em que a área a qual ele faz parte, tiver sido cadastrada.
-Escrito por Júlia Balsamão
Entenda se o desligamento no SESMT configura ou não conformidade conforme a Norma Regulamentadora nº04…
Este artigo tem por objetivo esclarecer qual legislação deve ser seguida após a revogação da…
Entenda tudo sobre o correto enquadramento do SESMT conforme NR 04.
A Resolução CONABIO 09/24 traz novas metas para biodiversidade. Conheça quais são e como elas…
Crescimento significativo e gestão mais humanizada. Entenda como a liderança feminina está gerando impactos positivos…
Neste artigo falamos sobre o laudo de portabilidade da água e sua importância nas organizações…